Igualdade de generos
Formação Contínua de Formadores - Especialização em Igualdade de Géneros
PORTEFOLIO IGUALDADE DE GÉNEROS
Índice
1. Introdução………………………………………………………………………..3 2. Evolução da Liderança Feminina…………………………………..…………4 3. Liderança Feminina como Vantagem Competitiva…………..…..…………6 4. Estratégias de Liderança do Género…………………...……..…..………….8 5. Conclusão…………………………………………….…………..…..………....9
1- Introdução
A Liderança é um tema que muita atenção tem merecido, no “mundo empresarial”. Daí a existência de inúmeros trabalhos, divergências de opiniões e até mesmo teorias discordantes sobre essa temática. No entanto para o assunto em análise, “Liderança Empresarial Feminina”, esta é a definição que mais se ajusta ao seu desenvolvimento:
“Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipa que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objectivos da equipa e da organização.
Assim, o Líder diferencia-se do Chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou actividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores actuais, são necessárias não só as competências do Chefe, mas principalmente as do Líder.”
A opção por esta definição, tem como objectivo, dar a noção de Liderança e evidenciar, essencialmente, duas palavras fundamentais inerentes a esse conceito: “O Líder” e “O Chefe”.
2- Evolução da Liderança Feminina
Desde os tempos mais remotos que estas duas palavras (“O Líder” e “O Chefe”) aparecem associadas ao sexo masculino, de forma intrínseca. A título de exemplo vejamos algumas expressões, frequentemente utilizadas na nossa linguagem, em que o género, predominante, é masculino. A saber: “O Chefe de Família”, “O Chefe da Tribo”, “O