O Programa das Na es Unidas para o Desenvolvimento
Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada.
Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) perca pita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) perca pita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) perca pita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior. Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população; reflecte as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.
Esses três itens eram somados e o resultado final era dividido por três. Porém, a partir de 2010, um novo método passou a ser utilizado, onde o resultado final do IDH é obtido através da média geométrica dos três itens analisados, ou seja, multiplicam-se os três itens e calcula-se a raiz cúbica do resultado.
As médias variam de 0 a 1, sendo que quanto mais próximas de 0, menor o IDH de um determinado país. Países que estão entre as 25% piores médias são considerados de baixo IDH. Conforme o ranking mundial divulgado em 2014 pela ONU, 33 nações possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano conforme a lista com os países que apresentam baixo IDH:
Ao analisar se a lista, fica nítido que o continente africano detém as piores posições do ranking (28 países, entre os 33, são da África), factores como o baixo desenvolvimento económico, elevadas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil, além de doenças como a AIDS e a malária, contribuem para esse cenário.
Países com o índice de