O profissionalismo na área de ensino de língua inglesa
Quando se fala em profissionalismo no ensino da língua inglesa, deve-se levar em consideração a relevância da formação, a continuidade desta, o comprometimento do profissional, bem como que rumo o profissional segue na questão pedagógica crítica e transformadora ao ensinar o inglês. Ele deve conhecer as necessidades do aprendiz, trabalhar com ele e para ele dentro do processo ensinar-aprender, fazendo, assim, um trabalho proativo no qual o estudante será capaz de argumentar, criticar positivamente, expor suas ideias, dúvidas e ser criativo.
O profissional que ensina o inglês tem uma responsabilidade muito grande , deve ser eficiente no conhecimento e na prática do idioma que ministra, sendo necessário, portanto, que esteja sempre se atualizando e utilizando de recursos tecnológicos e de outros instrumentos na sua atuação.
O profissional da área deve buscar sempre pelo profissionalismo , sendo entendedor não somente da teoria, mas a colocando em prática, sempre experimentando e fazendo com que suas práticas sejam eficazes na formação de seus alunos. O professor de inglês é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais e que consegue ensinar /transmitir seu conhecimento através de uma metodologia de ensino clara, objetiva e eficaz.
O exercício desta profissão requer qualificações acadêmicas e pedagógicas aplicadas através de uma linguagem adequada, proporcionando ao aluno a oportunidade de aprendizado e de ampliação de seus horizontes.
Professores capacitados estão aptos a estudarem o rendimento de seus alunos, realizam uma análise crítica de si mesmo, ou seja, refletem sobre o andamento de suas aulas e atitudes, e, sempre que necessário, instituem mudanças na forma de ensinar a fim de realizarem