O profissional de secretariado atualmente
Hoje, o desafio é constante, mas as competências para responder às exigências e às rápidas
Transformações garantem o sucesso, o crescimento e a continuação da história secretarial.
Conforme Garcia e D’Elia (2005), a secretária moderna está com novos padrões de competência. Em um mundo globalizado em que tudo e todos se relacionam sem fronteiras, com velocidade e muito intercâmbio profissional e pessoal, ela aparece atuando como elo entre clientes internos e externos, parceiros e fornecedores; gerenciando informações; administrando processos de trabalho; preparando e organizando tudo para que as soluções e decisões sejam tomadas com qualidade:
Essas novas características da profissão exigem, em contrapartida, uma Secretária flexível, competente e comprometida com o desenvolvimento e aperfeiçoamento das suas atividades. O Secretário do terceiro milênio deve ter capacidade empreendedora, deve ser capaz de trabalhar em grupo, ter uma postura ética, ser determinado para alcançar objetivos, ousado para apresentar ideias e objetivo nas suas ações (SABINO; ROCHA, 2004, p. 94).
Toda e qualquer empresa, independente do ramo de atuação, tem como foco principal o cliente. A busca pela fidelização deste é um desafio diário, por isso, as organizações buscam entendê-lo, atendê-lo e encantá-lo. Estando a secretária ao lado do poder decisório, ela se torna uma das linhas de frente para atender o cliente e participar ativamente desse processo de fidelização. Garciae D’Elia (2005, p. 34) destacam que “sua atuação é vital para que o cliente se sinta especial e único”. Atuando com advogados, a secretária executiva desenvolve todas as atividades citadas anteriormente. Geralmente, ela é quem tem o primeiro contato com o cliente ou futuro cliente, e cabe a ela repassar uma boa impressão. Ela, conhecendo os campos de atuação dos profissionais aos quais assessora, consegue gerenciar e coordenar as informações recebidas, fazendo o