Sec. executivo
Atualmente, o secretariado executivo busca alcançar os objetivos e as metas se preocupando não só com a produtividade e qualidade de seu trabalho, mas também desenvolvendo parcerias com a equipe e com os colegas por meio do seu envolvimento com assuntos corporativos e seu posicionamento na organização como facilitadora e multiprofissional.
Há duas décadas, secretários executivos somente redigiam correspondências, datilografavam cartas com carbono e arquivavam as cópias destes documentos em pastas suspensas ou de plástico. Hoje, esses profissionais digitam os documentos em editores de textos e salvam todos em uma fração de segundos, utilizando o computador, não apenas como ferramenta de trabalho, mas como o principal meio de fornecer e receber informações.
A profissão de secretário passou por várias transformações desde seu nascimento, sendo inicialmente exercida por homens (escribas), no século IV a. C. e logo depois na Idade Média por monges. A mulher surge no mercado de trabalho nas revoluções comercial e industrial e após as duas grandes guerras mundiais, quando houve a escassez de mão de obra masculina no mercado. A mulher entra para o enredo dessa história por meio da simples coragem, da habilidade política e da sabedoria.
A profissão de Secretário Executivo foi reconhecida por intermédio da lei 7.377, de 30/09/1985, e ganha importância a cada nova atribuição que é