atps
É mais um assunto que desperta o interesse em termos da qualidade de trabalhos que abordam o tema da liderança. A mesma é alvo de uma das maiores preocupações dos pesquisadores do comportamento humano no trabalho. Qualquer que seja o significado atribuído ao tema, sua relevância é indiscutível. E vale também quando se trata de dar vida e dinâmica ao sistema de educação coorporativa (SEC).
Varias praticas adotadas em todo o mundo tem produzido ótimos efeitos. A primeira é envolve os principais lideres do alto escalão como aprendizes e acadêmicos. Um numero crescente de CLOs esta se reportando hoje diretamente ao CEO para estabelecer as direções que devem ser seguidas na área de educação, sendo esse o primeiro elo para ajudar a aliar a educação a metas do negocio.
MEISTER – evidencia 7 papeis a serem desempenhados pelos executivos para terem êxito como lideres educadores.
Visionário: apontar a direção do SEC;
Patrocinador: promover o encorajamento nos colaboradores;
Controlador: participar ativamente no controle do desenvolvimento de competências;
Especialista: idealizar e desenvolver novos programas educacionais;
Professor: ensinar nos programas educacionais;
Aprendiz: mostrar também sua vontade de aprender, frequentando cursos; e
Comunicador: divulgar e promover interna e externamente o SEC.
Foi feita uma pesquisa nos Estados Unidos envolvendo 250 empresas, 170 haviam criado UCs, algumas foram pesquisadas e classificadas em três categorias, Iniciante, Estabelecida e Especialista.
De modo geral, a partir dos resultados desta pesquisa, não ficou evidenciada a participação destacada dos líderes nos SECs (Sistema de Educação Coorporativa). O baixo grau de concordância (média = 3,24) com relação à assimilação do conceito de EC por parte dos líderes pode ser um problema potencial. Assim, recomenda-se focar nas ações de conscientização e participação dos líderes nas atividades de EC, o que aumentaria