O profissional da saúde e a ética
O Profissional da Saúde e a Ética
Acadêmica: Curso: Odontologia
Disciplina: Processos de Conhecer
Chapecó, 16 de jun. de 2011
Introdução
Podemos dizer que todos os profissionais, devem contar com a ética para determinar alguma condutas, maneira de se portar diante de algumas situações constrangedoras e podendo tratando todos de forma igualitária
“O profissional da saúde e a ética”
A ética é importante para todas as profissões, mas podemos dizer que é de suma importância na área da saúde, pois estes lidam com a fragilidade do ser humano, sendo totalmente depende do profissional, em fazer o bem e evitar o mal.
Ética Profissional – caracteriza –se por um conjunto de princípios que tem como finalidade social, ou seja, trabalhando para um bem comum. NALINI, 2006 p.253
Segundo STRIEDER E BAGATINI “A ética serve para melhorar a nos mesmo e a nossa vida e não para julgar os outros quanto a sua forma de ser e de agir.” Podemos dizer então que nós profissionais da saúde devemos ter uma visão igualitária, tratando todos da mesma maneira e não cabe a nós julgar os outros.
Para que essa visão seja igualitária a vivencia ética pode contribuir, “apontando os bens e valores implicados em determinada realidade, na qual a pessoa convive e se realiza”, e esta deve mexer com a sensibilidade das pessoas para que a mensagem de ética não passe despercebida, evitando posteriormente cometer novos erros.
Todo profissional, principalmente da saúde, deve ter sua mente normas de condutas ética, condutas estas, na qual deve mostrar um melhor “jeito de caminhar para conviver em condições melhores ou mais convenientes, ou ainda, do que se visualiza como possível.”.
Ética na profissão, sendo está uma atividade desenvolvida de forma estável e honrada, ao serviço dos outro e em benefício próprio e de conformidade com a sua própria vocação.
Ao ingressar em alguma profissão ou em exercício desta, deve ser levada