o processo se da desde 0 1 dia de vida
O processo começa desde os primeiros dias de vida, porém o primeiro e talvez o mais importante seja o processo primário, que é aquele em que a criança estabelece relações com sua família, além do caráter biológico, ao socializar-se com os membros da família a criança constrói a estruturação fundamental para a socialização da pessoa ao longo de sua vida. É nesta etapa que assimilamos mais facilmente os valores que nos são incutidos. Sem essa etapa fica mais difícil do individuo interagir com os demais da sociedade.
Outra etapa muito importante é na fase da socialização na escola, pois nela aprendemos com regras e a interagir com os colegas de diferentes culturas e costumes, aprendendo assim a aceitar e a respeitar a ter limites. Na escola muitas vezes nos identificamos mais com alguns colegas do que com outros, por estes terem o “mesmo” modo de pensar e agir que nós, e muitas vezes quando a criança não consegue estabelece uma boa relação com o restante da turma, esse é alvo de piadas e de respeito, o que hoje é caracterizado como “bulling”.
Assim sendo, o processo de socialização é muito importante em todas as etapas, pois dependendo de como o individuo se relaciona com os demais. O processo de socialização que ocorre na infância nos dias de hoje estão acontecendo rapidamente, pois na infância é muito rápido mudar de opinião, não se sabe ainda o que quer, pois a opinião é mudada com menos tempo. Com tudo isso o tempo vai passando a da infância para a adolescência já vai tendo uma opinião mais verdadeira e sabendo o que quer fazer, através do qual o ser humano vai aprendendo o modo de vida de sua sociedade assim desenvolve a capacidade de funcionar como individuo e como membros do grupo, é que denominamos socialização.
O individuo precisa de socialização (grupos sociais) para se ter seu aprimoramento em conhecimentos e com isso inclui crença, arte, moral, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos