O processo evolutivo das bibliotecas da antiguidade ao renascimento
THE PROCESS EVOLUTIONARY OF LIBRARIES FROM ANTIQUITY TO THE RENAISSANCE
RESUMO
O artigo apresenta uma visão histórica sobre a trajetória da biblioteca através dos tempos tendo como complementos a figura do bibliotecário no decorrer dessa evolução. Expõe-se a gênese das bibliotecas e a evolução de suas funções de depositória dos registros do conhecimento a um veículo de apropriação e disseminação da informação, resgatando por fim, de forma sucinta, a história das bibliotecas dos principais períodos da história até chegar às bibliotecas de consumo durante o período do Renascimento.
PALAVRAS-CHAVE: Bibliotecas. Evolução histórica. Bibliotecário.
ABSTRACT The article presents a historical overview on the history of the library over time with the additional figure of the librarian in the course of evolution. Exposes itself to the genesis and development of its library functions of the records of knowledge depository a vehicle for ownership and dissemination of information, finally recovering, so brief, the history of libraries of the major periods of history up to the libraries of consumption during the Renaissance.
KEY-WORDS: Libraries. Historical evolution. Librarian
1 INTRODUÇÃO
Desde o início da humanidade, o homem tem se preocupado em registrar todo o conhecimento por ele produzido. Esta forma de registro evoluiu desde os blocos de argila até o armazenamento de dados em uma rede digital. Então se questiona: foi somente pela existência das bibliotecas que o homem se encontra hoje nesse período evolutivo, uma vez que o conhecimento do passado serviu de suporte para as novas descobertas? É a partir desse questionamento, que o estudo pretende discutir. Acredita-se que tal seja verdade, devido à importância que essas “casas da sabedoria” sempre representaram. Este artigo trata do processo evolutivo das bibliotecas da Antiguidade ao