O processo educativo atraves da dança
A Arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano.Vivemos em um mundo repleto de sonoridade, imagens, objetos, construções, estímulos, solicitações, exigências e podemos perceber que a arte participa de cada instante de nossas vidas.
A Arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A arte pode ser inserida num contexto educativo sendo considerada um instrumento de transformação social. A arte humaniza, precisamos mais do que nunca, da sua utilização no meio educacional e mais ainda na sociedade de modo geral.
A arte na educação pode ampliar a visão de mundo, pelo contato com a produção artística de outros tempos e lugares. Seja através da poesia, da música, da dança, da pintura, da fotografia, enfim, seja de que forma for, é imprescindível que se reavalie o ensino da arte na educação para que possamos contar com uma sociedade mais culta e mais gentil, além de educar cidadãos que respeitem todas as culturas e que tenham mais familiaridade com outras formas de aprendizagem . '' O papel da arte na educação é grandemente afetado pelo modo como o professor e o aluno vêem o papel da arte fora da escola… (…)A arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade, sua percepção, etc., mas tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudos.'' Ana Mae Barbosa, 1975
A união da arte com a educação, proporcionam a prática verdadeira do que é declarado na LDB no seu artigo 3.º, dos princípios e fins da educação nacional, respeitar, valorizar e garantir ao educando uma formação completa de conteúdos práticos em sua existência.
Ao pesquisar sobre projetos sociais localizei um grupo de estudantes do curso de Comunicação Social