Sociologia da comunicação
A Publicidade, que é uma decorrência do conceito de Propaganda, é também persuasiva, mas com objetivo comercial bem caracterizado. Portanto, a Publicidade é definida como a arte de despertar no público o desejo de comprar, levando-o à ação. A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletivas, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes. (MALANGA, 1976:10-11))
A Propaganda, expressão que abrange a divulgação do nome de pessoas (propaganda eleitoral ou profissional), de coisas à venda (mercadorias, imóveis, etc.) e também de ideias (propaganda dos Evangelhos, do Comunismo, do Nazismo, etc.). 2. Quando tem objetivos comerciais chama-se preferencialmente, "publicidade" . (Dicionário Enciclopédico de Jornalismo, 1970).
Segundo Eugênio Malanga (professor universitário e escritor), "A Propaganda pode ser conceituada como: atividade que tende a influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico. A Propaganda, portanto, é a propagação de ideias, mas sem finalidade comercial.
Direitos do Consumidor e Propaganda enganosa
A publicidade, que tem como principal intenção informar e transmitir as características do produto, muitas vezes é usada com outros propósitos, como por exemplo, o de manipular e influenciar as pessoas, passando informações enganosas sobre determinados produtos. E, dessa relação, daquele que detém o processo e o controle de produção, de um lado, e o consumidor, de outro, certamente a parte mais vulnerável acaba sendo o consumidor, que sempre buscou algo que lhe assegurasse os direitos. Assim, com a intenção de harmonizar as relações de consumo, de modo a igualar as partes, foi elaborado o Código de Defesa do