Administração de marketing i
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
RESUMO: POLO EPISTEMOLOGICO
TERESINA-PI, OUTUBRO DE 2012
RESUMO: POLO EPISTEMOLÓGICO
Introdução
A epistemologia exerce um papel de questionamento crítico dos fundamentos e princípios das diversas ciências, além de representar um polo do processo de pesquisa, de importância significativa na busca de um maior conhecimento sobre os objetos investigados. Os epistemólogos interessam-se pela análise dos resultados das pesquisas, isto é, a ciência é tida como um produt.o. No desenvolvimento do trabalho científico os pesquisadres enfrentam problemas passíveis de serem solucionados com o subsídio das considerações epistemlógicas.
Vigilância Crítica da Pesquisa: o Polo Epistemológico
A epistemologia enquanto um polo intrínseco da pesquisa situa-se tanto na lógica da descoberta, quanto na lógica da prova. O polo epistemológico se ocupa, por um lado, do exame do processo de produção dos objetos científicos – lógica de descoberta, por outro lado cuida da análise dos procedimentos lógicos de validação e da proposição de critérios de demarcação para as práticas científicas – lógica da prova.
Causalidade
Causalidade e significância dos achados são os princípios de epistemologia geral. A noção de causa é empregada em diversas situações cotidianas, envolvendo tanto o senso comum como a ciência. No primeiro tipo a relação caracteriza-se por se referir a um único caso e não pode ser estendida, como fator explicativo, a outros eventos similares. A segunda forma é denominada “relação invariante necessária entre eventos diferentes”. Nela, a ideia principal é a ocorrência de eventos sucessivos no tempo, tendo a sucessão um caráter necessário.
Determinação e causalidade são termos relacionados e equívocos. Em uma das suas acepções, a causalidade assume o sentido restrito de causa e é considerada um caso particular de determinação – conceito mais abrangente,