O PROCESSO ECONOMICO, POLITICO E SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO
Elisa Maria Graeff1
Jones Libardoni dos Santos2
Nérison Dutra de Oliveira3
Thaiana Martin De Mello4
Fabio Roberto Moraes Lemes5
RESUMO
O presente artigo aborda o processo econômico, político e social do desenvolvimento com suas fases, sempre marcado por grandes injustiças e atrocidades cometidas pelos países mais desenvolvidos.
Este processo teve seu inicio com o colonialismo que a partir do séc. XV foi utilizado pelos países europeus – França, Inglaterra, Holanda, Portugal e Espanha –, formando grandes impérios coloniais na Ásia, na África, e Américas. No intuito de aumentarem seus lucros a um custo baixo, estes países, ocuparam territórios em busca de matérias primas e energia, estabelecendo uma política econômica favorável a seus interesses, impondo os seus hábitos e seu idioma à população, na busca de aumentar o poder da igreja insistiam em convertê-los à sua religião.6
Analisando a realidade e a história percebe-se a importância de estudar amplamente o assunto em questão, pois o estudo propiciará a construção teórica e critica deste complexo processo de desenvolvimento.
Para o estudo proposto, as referências bibliográficas utilizadas foram ANDRIOLI7, BRUM8, GALEANO9, GONÇALVES10, FRANTZ11, SACHS12, SCHORNARDIE13 e ZARTH14.
Palavras-chaves: processo – econômico – político – social - desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
A história mostra um passado inglorioso dos países em desenvolvimento, com muito sangue inocente derramado através de lutas, genocídios e escravidão, fica evidente o roubo das riquezas pelos países europeus e os EUA, que se apossaram destas terras e delas tiraram toda a essência, deixando-as estéreis e empobrecidas como as temos hoje. Deixa clara a raiz da miséria e das injustiças que acometem hoje estes países oprimidos, humilhados e totalmente empobrecidos, que apesar das inúmeras tentativas de desenvolvimento econômico, social e político, continuam na dependência