o processo de desenvolvimento em perspectivas
Por um lado, riqueza é uma disponibilidade, ou estoque, de bens que satisfazem necessidades humanas, ou determinadas coisas – como ouro ou prata – que, embora não satisfazendo nenhuma necessidade básica, tradicionalmente eram usadas para conseguir o que fosse necessário aos “interesses da nação”. Exatamente por essa razão, nos séculos XVI e XVII, os mercantilistas – cuja principal preocupação era o fortalecimento da nação – utilizaram esta noção de riqueza, que é aplicada até hoje: disponibilidade de recurso econômicos ou poder de compra.
No entanto, no século XVIII, as fisiocratas e, posteriormente, Adam Smith desenvolveram um novo sentido para o termo, que é o mais usado atualmente: riqueza é uma produção contínua, ou fluxo,de bens (e também de serviços) que são usados pelas pessoas, individualmente ou em sociedade.
Essas ideias, aplicadas originalmente aos países, também descrevem a situação de um indivíduo, que será tão mais rico quanto maior for o valor do seu patrimônio, incluindo ativos físicos e financeiros, ou quanto mais elevada for sua remuneração, decorrente do engajamento na atividade econômica.
1.1 Conceito de desenvolvimento
O desenvolvimento econômico consiste, fundamentalmente, em um processo de enriquecimento dos países e dos seus habitantes, ou seja, em uma acumulação de recursos econômicos e também em um crescimento da população nacional e das remunerações obtidas pelos que participam da atividade econômica.
Em perspectiva histórica, o desenvolvimento econômico é um processo relativamente