O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
EXPERIMENTO 3
O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
ALUNOS:
ENGENHARIA – INTEGRAL
PROFESSOR:
Araras, 4 de novembro de 2014.
SUMÁRIO
1. Objetivo 3
2. Resumo 3
3. Fundamentos Teóricos 3
4. Procedimento Experimental 4
5. Resultados e discussões 6
6. Conclusão 9
7. Referências Bibliográficas 9
1. Objetivo
O propósito deste experimento é identificar conceitos físicos, especificamente o Empuxo, agindo em um corpo quando submetido a um meio fluido, através da identificação da aparente diminuição da força peso quando o corpo é submerso, e constatar a veracidade da afirmação: “Todo corpo mergulhado em um fluido fica submetido a ação de uma força vertical, orientada de baixo para cima, denominada empuxo, de módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado”.
2. Resumo
Este experimento possibilita o cálculo do empuxo sofrido por um corpo quando submerso em água fazendo uso de equipamentos como o cilindro de Arquimedes, dinamômetro e a mesa suporte Arete com tripé, haste e sapatas niveladoras. É comprovada praticamente e demonstrada a partir do conceito de massa específica a equivalência do valor do peso de fluido deslocado por um corpo quando o mesmo é submerso com o valor do empuxo sofrido pelo corpo.
3. Fundamentos Teóricos
Empuxo
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa efeito de leveza, como quando estamos em uma piscina, por exemplo.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
Princípio de Arquimedes
Foi o filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes (287a.C. - 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo.
Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto a este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do