o principe
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
Orientações para desenvolvimento da atividade:
- Imprimir a folha;
- Resolver em duplas
- Desenvolver a reflexão, com letra legível, utilizando caneta azul ou preta; - Respeitar o limite de linhas sugeridas;
- Apresentar em sala de aula
Obs.: Esta atividade é referente a segunda semana de aula .
MITO E FILOSOFIA
[...] Observando que as pessoas apaixonadas estão sempre cheias de ansiedade e de plenitude, inventam mil expedientes para estar com a pessoa amada ou para seduzi-la e também serem amadas, o mito narra a origem do amor, isto é, o nascimento do deus
Eros (que conhecemos mais com o nome de Cupido): Houve uma grande festa entre os deuses. Todos foram convidados, menos a deusa Penúria, sempre miserável e faminta.
Quando a festa acabou, Penúria veio, comeu os restos e dormiu com o deus Poros (o astuto engenhoso). Dessa relação sexual, nasceu Eros (ou Cupido), que, como sua mãe, está sempre faminto, sedento e miserável, mas, como seu pai, tem mil astúcias para se satisfazer e se fazer amado. Por isso, quando Eros fere alguém com sua flecha, esse alguém se apaixona e logo se sente faminto e sedento de amor, inventa astúcias para ser amado e satisfeito, ficando ora maltrapilho e semimorto, ora rico e cheio de vida.
[...] Sem dúvida, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas, mas suas explicações já não satisfaziam aos que interrogavam sobre as causas da mudança, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres.
Haviam perdido força explicativa, não convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo [..]
[...] O pensamento filosófico em seu nascimento tinha como traços principais: A tendência à racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus