O principe
Niccolò Machiavelli
CAPITULO I
De quantas espécies são os principados e de que modo podem ser conquistados
Qualquer tipo de governo que hoje detém seu poder político so0bre um homem, já foi uma republica ou um principado.
O principado é hereditário, ou adquirido. Hereditário, pois domínios que o estado possui, foi um dia fruto de conquistas de guerras, ou ainda pela sorte ou virtude. E adquiridos, porque o príncipe que o detém hoje pode ser o mesmo que o conquistou ontem.
CAPITULO II
Dos principados Hereditários
Quando o principado é hereditário as dificuldades são menores em mantê-lo, já que o povo esta acostumado ao modo que os costumes são empregados.
O príncipe natural deve ser amado, porque se chegar a perder seu poder, poderá reconquistá-lo.
CAPITULO III
Dos principados mistos
A grande dificuldade encontrada em novos principados, é que, com esperança de melhoras o povo acaba por apedrejar seu atual senhor. Isso leva os novos príncipes a ter que “ofender” os novos súditos com armamento militar.
Desta forma terá como inimigo aquele que se ofendeu com sua empreitada armada, e mais tarda não poderá tratá-los como amigo. Pois como príncipe seu tratamento para com todos será igual, e os que te apoiaram dentro da província se rebelaram.
Outro ponto forte são pontos em comum que o conquistador tem com o conquistado, quando a cultura de alguma forma é parecida, o homem vive tranqüilo, sem qualquer incomodo com o príncipe. Mas, para mantê-lo basta continuar com o mesmo valor de imposto e as mesmas leis.
Uma dica é o principado residir no território conquistado, isso torna sua posse mais duradoura e segura. Pois em caso de desordem estará ali perto quando ela começar, e seu conhecimento sobre a mesma será rápido, caso estiver longe só terá noticia da desordem quando não tiver mais solução. Estando perto, os súditos terão mais acesso ao príncipe, estarão mais satisfeitos.
Mantendo as tropas no lugar de colônia se