RECURSOS HUMANOS (RH)
O Empresário poderá se enquadrar como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), desde que atenda aos requisitos da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006. O enquadramento será efetuado mediante declaração para essa finalidade, cujo arquivamento deve ser requerido em processo próprio.
O Departamento Nacional de Registro do Comércio, por meio da Instrução Normativa n° 103, de 30 de abril de 2007, disciplinou, para as juntas comerciais, os procedimentos e atos necessários para a formalização do enquadramento.
Rever sua proposta de valor como empregadora, ter a educação corporativa entre as prioridades da alta direção, trabalhar em parceria com a escola. Essas são algumas ações que podem ajudar as organizações a vencer a falta de mão de obra qualificada. Veja, a seguir, esses e outros caminhos que, certamente, vão iluminar sua empresa.
1 - Cuidar bem dos talentos
Pessoas não deixam suas empresas apenas por salários maiores. Saem quando não podem realizar seus sonhos de melhoria de vida, inclusive de remuneração. A solução é acompanhar de perto seu desenvolvimento e aspirações e encontrar o melhor caminho. O que é bom para um, não é para outro, muito menos para todos. O relacionamento entre o líder e o liderado é fundamental na solução personalizada.
2 - Atualizar a proposta de valor
Na busca por gente qualificada, muitas empresas têm aumentado salários e desequilibrado suas curvas salariais. A única certeza que temos com essa medida é que vamos elevar os custos.
Em tempos de escassez de talentos, é bom a empresa rever a sua proposta de valor como empregadora: não só o pacote de remuneração, mas também oportunidades de carreira, estímulo à iniciativa e inovação, programas de desenvolvimento, qualidade das lideranças etc.
3 - Ser um melhor lugar para trabalhar
As pesquisas comprovam que as melhores empresas para trabalhar conseguem atrair os melhores talentos, comprometem suas equipes e conseguem resultados