O Primeiro Reinado De Dom Pedro I
Dom Pedro I foi proclamado imperador da republica no dia 12 de outubro de 1822, a proclamação transformou-se em uma grande festa cívica com a população do rio de janeiro. 50 dias depois outra festa tomou conta da cidade, mas desta vez mão havia a participação popular. Foi a coroação de dom Pedro I há imperador .
Dom Pedro I, sabia que havia tudo por fazer. “tudo está por fazer, não há constituição, códigos legais, sistema educacional, nada existe, exceto uma soberania exercida e coroada.
Ele havia herdado um país sem recursos e endividado. Foi obrigado a reduzir as elevadas despesas do governo. Entre outras medidas, seu governo cortou drasticamente o número de funcionários e promoveu mudanças na forma de aposentadoria.
Havia 5 milhões de pessoas no Brasil, 90% das pessoas habitavam em áreas rurais, 1,5 milhões eram escravos e 85% analfabetos.
A assembleia constituinte
Em junho de 1822 dom Pedro I convocou uma assembleia Constituinte destinada a elaborar a primeira carta magna o Brasil.Votavam apenas homens maiores de 25 anos; e com rendas apropriadas.
Dom Pedro I jurou defender a Assembleia Constituinte desde que ela merecesse sua imperial aceitação. Assim deixava claro que, a palavra final a respeito das decisões aprovadas seria dele.
Iniciados os trabalhos logo surgiram desavenças entre a assembleia e o governador. A principal discussão girava em torno das atribuições dos poderes Legislativo e Executivo.
Antonio Carlos de Andrada e silva apresentou os projetos elaborados pelos constituintes, em um dos artigos estava previsto que o imperador não poderia ser governantes de outro reino. Essa decisão foi chocada com os interesses de dom Pedro I, que era herdeiro do trono de Portugal. Outro artigo proibia o imperador de dissolver o parlamento. A primeira constituição
Em novembro de 1823, dom Pedro I rejeitou o projeto da Assembleia constituinte. Então dom