O Povo Brasileiro Tupi E Lusa
No primeiro capítulo Darcy Ribeiro começa a falar sobre os primeiros povos da etnia brasileira, ou seja a nossa matriz Tupi. Em uma das primeiras falas do documentário Darcy cita que “O Brasil índio já existia há mais de mil anos em 1500”. As tribos eram totalmente autossuficientes, eles estavam se iniciando na fase da agricultura e conheciam muito bem a natureza.
Algo interessante é que eles eram educados para a convivência a partir dos mais velhos, mas jamais se davam ordem. A alegria era a sua marca registrada viviam em festas e comemorações, havia diversos rituais ricos culturalmente naquela época.
Quando os indígenas viviam a chegada dos colonos, devido a sua cultura imaginaram que eram os deuses que com eles eram viver no paraíso. O que não foi uma realidade, pois os mesmos foram tratados como objeto, na verdade como o próprio Darcy cita “Uma Cultura que os Transformariam em Ninguém”.
O Povo Brasileiro – Matriz Lusa
No segundo capítulo do documentário, Darcy começa falando da imaginação de Dom Henrique, um rei meio diferente, que dizia ser filho pleno da idade média e a revolução tecnológica, o mesmo começou com o incentivo das navegações no país.
Ele relata que Portugal tem terras premiadas entre o Mar e a Espanha, para a sobrevivência ele utilizou experiências dos árabes. A sua altura remete a cultura árabe, tanto que Darcy em seu documentário defende que Portugal é mais árabe do que Latino, mas também tem um pouco dos traços judeus, marcante na economia mercantilista.
No final deste capítulo Darcy faz uma crítica bastante interessante ao fato de termos sidos colonizados pelos portugueses, e pelos preconceitos que geram em torno disto. O mesmo nos faz pensar que é de grande estupidez tem julgamentos, pois fomos descobertos pelo povo mais avançado daquela época
Faculdade Metropolitanas Unidas
O Povo Brasileiro – Darcy
Luiza Soares Rezende