O povo brasileiro resumo
Matriz Tupi
No documentário, Darcy Ribeiro pergunta: "Antes do Brasil existir, como podia existir o mundo? O Brasil nasce sob o signo da Utopia." O programa reconstrói o universo dos povos Tupi antes da chegada dos portugueses: a organização das aldeias, o sistema de crenças, a antropofagia, as práticas agrícolas, as guerras e as festas.
No Brasil, a finalidade da vida era viver. Eram povos tribais e viviam em aldeias. Os tupis marcharam/se espalharam por todo o Brasil, conhecendo a natureza em detalhe. O índio era auto-suficiente, sabia fazer tudo o que ia precisar durante toda a vida. Tupinambás se dedicavam a guerra e a festa. Para o índio o mundo espiritual e o real eram estritamente entrelaçados. Arte e trabalho tinham vontade e beleza, eram uma única coisa.
Na guerra havia ética, não fugiam, batiam no ombro: “faço-te meu escravo” e logo após dominar o inimigo, com esse código, podiam tê-lo. Havia estética nessa guerra: corpos, lanças, danças... Os prisioneiros eram sacrificados e comidos. Ninguém se apropriava da informação, a terra era comum a todos. Um chefe índio representava a cultura, não havia ordens. Viviam magnificamente integrados a natureza, festejavam a vida.
Matriz Portuguesa/Lusa
"Esse navio, essa criação, é mais importante que uma nau,