o povo brasileiro capitulo 1
1631 palavras
7 páginas
INTRODUÇÃO O povo brasileiro é uma obra do antropólogo Darcy Ribeiro, lançada em 1995 que aborda a história da formação do povo brasileiro. Trata-se das matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica e cultural. A miscigenação entre ameríndios, europeus e africanos, que deu origem a população brasileira. Ao longo da história percebemos como a confluência dessas etnias torna a historia do Brasil interessante, como seria o Brasil sem essa mistura. Fazendo um analise nos acontecimentos históricos, começa com a chegada dos portugueses a terra de índios ou quando os negros chegaram para serem usados como “máquinas” de produção. Cada povo que aqui se instalou, trouxe consigo seus traços culturais, por exemplo, os portugueses com suas belas vestias, os negros com suas crenças e cantigas fazendo assim “um novo povo”. A herança multi étnicas perdura até hoje no Brasil, por meio das regiões que integram nosso país, ou seja, os nordestinos conservam seus hábitos e tradições, nossa nação tudo junto, mais misturado. A nossa história é marcada por submissão dos portugueses, que escravizavam negros e índios que lutaram durante anos conta a escravidão, que nessas lutas índios foram exterminados e negros chacinados.
1. MATRIZES ÉTNICAS
A ILHA BRASIL
Para explicar a formação do povo brasileiro como uma etnia nova, Darcy Ribeiro constrói sua teoria sugerindo que tal formação se deu pela miscigenação de três matrizes básicas: matriz tupi, matriz tupi e matriz negra. Defende, o autor que, à medida em que o brasileiro era construído, a partir dessas matrizes, noutra mão, tinha-se o desfazimento das mesmas, numa espécie de centrifugação de etnias para o nascimento de uma outra nova e diferente.
Observa ainda que a história da chegada dos portugueses ao Brasil é repleta de disputas que tem nos portugueses os vencedores e, consequentemente, detentores do ponto de vista a partir do qual o mundo foi explicado nas terra brasileiras. Por essa razão, esforça-se para