Feedback Das Respostas
Capítulo 1 2
Capítulo 2 3
Capítulo 3 4
Capítulo 4 5
Capítulo 5 6
Capítulo 6 7
Capítulo 7 8
Capítulo 8 9
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
O método estruturalista na antropologia compreende que: pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada; O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada e O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.
O trabalho de campo do antropólogo Claude Lévi-Strauss foi desenvolvido com os índios Bororo e Nhambiquara no: Brasil.
O princípio fundamental é que a noção de estrutura não se refere à realidade empírica (o vivido cotidiano dos seres humanos nas culturas), mas aos modelos construídos em conformidade com esta.
A interpretação de vivências míticas, segundo o pensamento levistraussiano, não pode ser elaborada por análises de um mito isolado de uma determinada cultura. O ato de decifrar os mitos possibilita conhecer determinados dilemas da sociedade, ou seja, desvendar os significados dos mitos contribui na compreensão de problemas vividos por uma determinada cultura.
A alimentação, para Malinowiski, equivale a uma função metabólica com o objetivo de servir à manutenção da vida humana e para Lévi-Strauss, a comida faz referência a um sistema de códigos culturais.
Capítulo 4
A expressão "Quanto às novas tecnologias, as crianças podem ensinar os pais" faz referência às culturas pré-figurativas, que são as sociedades em que os adultos aprendem com os jovens. Pode-se exemplificar essa questão com as novas tecnologias que fazem com que as gerações mais jovens ensinem as mais velhas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira: "A interpretação de maior destaque é sempre a do nativo da cultura PORQUE A própria interpretação do etnógrafo é sempre de segunda e terceira mão".
De acordo com a antropologia de Geertz as opções