trab. escolar o povo brasileiro cap. 1 - Darcy ribeiro
Assim como Darcy Ribeiro, pretendo esquematizar esse resumo através de tópicos para entre eles discorrer sobre os assuntos envolvidos.
A motivação da Obra:
Darcy Ribeiro, um grande homem de durante sua vida se debruçando a entender os problemas que ocorriam e ocorrem principalmente no Brasil, escreveu esse livro com o objetivo de explicar a construção do Brasil Nação, entendendo e mostrando a sua formação através de uma visão sul-americana narrando os porquês de que esse país não está dando.
CAPÍTULO 1 – Parte 1
A Ilha Brasil
O autor inicia a sua análise no período onde ocorreram os primeiros registros europeus desse nosso país e os primeiros contatos com os povos que aqui viviam. É nesse exato momento que germina a criação do que é atualmente o Povo Brasileiro.
Umas das questões que Darcy descreve é que desde esse marco até os dias de hoje a nossa construção está relacionada a todo o momento a conflitos, sendo eles entre os indígenas e os europeus ou entre os afrodescendentes.
A Matriz Tupi
Através do titulo já é notável o assunto a ser tratado, os povos Indígenas. Esses povos que abitavam o território brasileiro a tanto tempo possuíam uma organização social fundada na igualdade.
Apesar de apresentarem semelhanças com os seres humanos de períodos após a pedra lascada, os nativos brasileiros possuíam técnicas desenvolvidas em alguns aspectos, como a da produção da farinha de mandioca, o avanço se dá, pois, a mandioca era cultivada e a amônia (substância tóxica ao homem) era extraída tornando-a consumível.
O que mais chama a atenção na fala do autor é primeiro, como os povos indígenas eram diversificados e segundo, a forma como eram explorados pelos europeus. Os indígenas variavam em cultura, línguas e até em questões ritualísticas, apesar de surgirem a partir de um mesmo ancestral. Uns aram avantajados do que todos os outros, eram Guaikurus, ótimos guerreiros e sua organização social era a que mais se assemelhava a dos