O povo acordou
Começa uma era de movimentos sociais, movimentos estes que estão sendo representados através de greves, manifestações e sindicatos. Essas diversas formas de protesto trazem consigo os politizados ou até mesmo os que apenas querem exercer melhor sua cidadania cobrando por seus direitos, pois todos exercem seus deveres perante a sociedade, manifestantes com o desejo de um país mais justo sem corrupção que venha cumprir todos os seus deveres para com a sociedade em geral. Porém apesar dos que apenas querem um país mais justo e correto, há os que não se manifestam pacificamente e apenas buscam atrapalhar de alguma forma as manifestações que podem ser de grande efeito positivo para todos.
Nos textos em que tivemos a base para a realização deste trabalho é perceptível que não só na visão do autor, mas de toda a sociedade, os políticos estão cada vez mais deixando para traz o interesse a cidadania, o que era para ser uma copa com melhorias está se tornando a copa do descaso político com a saúde, educação e segurança. O autor nos mostra que a Copa do Mundo serviu como a gota d’água para que a população pudesse enxergar o descaso político com as politicas públicas do Brasil, e investindo mais em obras supérfluas do que no que a população tanto necessita como melhoria nos hospitais, no transporte publico que deveria ser gratuito e principalmente na educação, dentre vários outros fatores que são de indignação total dentre os cidadãos.
A preocupação do povo brasileiro com as políticas públicas provém da indignação dos mesmos, todos pagam seus impostos em dia, diretamente e indiretamente, principalmente indiretamente. Portanto deve sim se pensar nas políticas públicas que não tem a verba aplicada corretamente. Os governantes alegam a falta da verba, mas surge a indagação do que é feito com a verba dos impostos, que