Comunicação e Expressão
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
APOSTILA, PÁGINA 32, EXERCÍCIOS DO 02 AO 08 E PESQUISA “ÉPOCA DO REGIME MILITAR
SANTOS, OUTUBRO DE 2013
02 - Vocês consideram a música de Geraldo Vandré um protesto em relação ao regime da época? Justifiquem. Retirem versos para comprovar sua argumentação.
Vandré foi um dos primeiros artistas a ser perseguido e censurado pelo Governo Militar. A música foi a sensação do Festival de Música Brasileira da TV Record, se transformando em um hino para os cidadãos que lutavam pela abertura política. Através dela, Vandré chamava o público à revolta contra o regime ditatorial e ainda fazia fortes provocações ao exército.
Trecho: Há soldados armados / Amados ou não / Quase todos perdidos / De armas na mão / Nos quartéis lhes ensinam / Uma antiga lição: De morrer pela pátria / E viver sem razão
03 – Interpretem a 3ª estrofe da música “Cálice”. A que silêncio o autor se refere?
Por que o autor pede com insistência esse “Cálice”?
Há um duplo sentido, o Cálice do texto é subentendido pela expressão Cale-se ( mandando alguém parar de falar.).
O intuito de tudo era a liberdade de expressão
04 - Justifiquem o título da música: “Apesar de você” de Chico Buarque. O silêncio tem o sentido da morte. Sofrer e não poder fazer nada, atenção para não ser surpreendido pelos inimigos, os militares.
Esse sentido que é relacionado a época da democracia.
05 – Justifiquem o título da música: “Apesar de você” de Chico Buarque.
Apesar de tudo que esta acontecendo, “amanha será um novo dia”, que tudo irá acabar ( as torturas, sofrimento, etc.) e será retransmitido para aqueles que fazem parte da ditadura, que recebem a promessa de sofrimento em dobro.
06 - Qual o sentido dos seguintes versos: “Quando chegar o momento, esse meu sofrimento, vou cobrar com juros, juro...”?
Na estrofe mencionada, o autor faz um desabafo sobre a vontade de se expressar e não poder e cita a vontade de cobrar a mais