Materiais Eletrico e Magnetico
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha tentou reduzir a visibilidade de seus aviões. A primeira técnica usada foi revestir um dos seus bombardeiros, o Linke-Hofmann R.I, com uma camada de acetato de celulose. O que eles não previam é que isso acabaria chamando ainda mais atenção do inimigo, já que o material refletia a luz do sol.
Mais tarde, os alemães resolveram pintar os aviões com um padrão de camuflagem militar. O problema é que essa pintura exigia muito tempo. Além disso, a tinta acabava aumentando o peso da aeronave. Com o tempo, a pintura foi substituída por tecidos estampados aplicados sobre o corpo do bombardeiro.
Na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha implementou o que pode ser considerada como o princípio da tecnologia Stealth. Além do formato incomum para a época, a maior parte do corpo do Horten Ho 229 era de madeira e fixada com uma resina feita com carbono, que servia para absorver as ondas dos radares.
Os dois princípios básicos de camuflagem anti-radar são: um recobrimento absorvedor de radar (RAM = Radar Absorbing Material) e a Tecnologia Stealth. A fim de diminuir o RCS (Radar Cross Section) pois refletem as ondas eletromagnéticas ou as absorvem. O RCS é a medida de habilidade de um alvo refletir os sinais do radar na direção do receptor. A definição conceitual de RCS incluiu o fato de que somente parte da energia irradiada ilumina o alvo e uma pequena parte retorna ao receptor.
TECNOLOGIA STEALTH
A Tecnologia Stealth é utilizada pelas forças militares com o objetivo de fazer com seus veículos e armamentos, como aeronaves, navios, submarinos e mísseis tornem-se imperceptíveis (ou invisíveis) aos métodos de detecção, como radares, infravermelhos e sonar. Isso porque, os equipamentos eletrônicos de última geração são capazes de identificar cada vez mais os objetos ou veículos pelo calor, ruídos ou sinais eletromagnéticos. Com a utilização da tecnologia stealth, é possível camuflar