O PODEROSO CHEFÃO III
EDUARDO HENRIQUE KASPER
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O PODEROSO CHEFÃO III
NOVO HAMBURGO, 26 DE MAIO DE 2010
O Poderoso Chefão III – O crime
O filme O Poderoso Chefão aborda temas importantes da sociedade contemporânea, como lealdade, poder, hierarquia, além da influência do crime organizado na vida das pessoas e instituições. As primeiras partes do filme (O
Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão Parte II) mostram claramente como o crime organizado surge e como é feita a manutenção das “famílias”. A terceira parte (O Poderoso Chefão Parte III) aborda os mesmos temas junto com a corrupção em grandes instituições, como a igreja católica.
A máfia italiana teve origem na sicília, região pobre da Itália, pelos lavradores sem terras. Estes atacavam os grandes latifúndios, depredando o gado e as plantações para dividir as terras. Por isso, surgem pessoas que ofereciam proteção aos fazendeiros e com o passar dos anos, estas pessoas mostram-se organizadas na atividade de segurança, e começam a fazer a segurança de trabalhadores urbanos.
Estas atividades de segurança mostram-se lucrativas, e aqueles que exercem o trabalho começam a lucrar e contruírem patrimônio.
Para o estado recém-formado, não havia grandes problemas nas atividades da máfia, pois esta dava a segurança para parte da população e recebia em dinheiro, fazendo uma parceria de cooperação/colaboração entre o mafioso e o agente público. Porém, a máfia não ficou restrita à manutenção da segurança e começa a praticar atividades ilícitas, como o contrabando de cigarros. Até então, as atividades lucrativas não eram de grande expressão, mas a partir deste ponto, os lucros dos mafiosos começam a chamar atenção do estado e da opinião pública e começam a ser perseguidos pelo estado.
Para a preservação da ilegalidade, mafiosos subornam autoridades públicas, como juízes, policiais, políticos, de forma que não fossem julgados imparcialmente, que não houvesse uma perseguição