O Poder E Suas M Scaras Trabalho Do Ivo
Ao ler o texto “O poder e suas máscaras” de Ivo Lucchesi, aborda, geral, dois aspectos dominantes do mundo: o capitalismo e o socialismo. Em constante disputa histórica e determinada pelo poder social que circundam o homem.
1. A Respeito da Natureza do Poder
O conjunto de relações sociais tenta ser, geralmente, descrito por uma perspectiva tradicional a qual, utiliza do conceito de poder no senso comum. Ao mesmo tempo, o esforço teórico até então feito pela sociologia política, desbrava o poder entorno do entendimento e do consenso político. Pensar as condições sociopolíticas que permitem diferenciar o consenso genuíno de um consenso que faz parte, ele mesmo, das relações de dominação.
Dessa forma, no texto poder é explicado a partir do sentido amplo fugindo da constatação política, e inconsciente em que o mesmo é submetido a discursos ilusórios determinados por uma “ordem superior” imposta pelo poder: uma servidão voluntária.
Sendo assim, a construção do “ethos” apontam, hoje em dia, para um poder planetário, o qual será aprofundado posteriormente. Contudo, para o melhor entendimento faz-se necessário uma breve análise proposta por Ivo Lucchesi a respeito da condição econômica e política mundial. Não se impede de expor que a ordem financeira mundial se apoia num modelo tanático em que o Terceiro Mundo – massa de manobra, cai em profunda depressão e desencadeia pensamento pertencentes a uma narrativa primeiro mundista – tornar-se poderoso.
Como exemplo de uma política ilusória tempos o Brasil em tempos modernos com a ditadura militar, a abertura do mercado, a “Nova República” e as “Diretas Já” dentre outros acontecimentos. A partir destes “acenos esperançosos” o que se pode concluir é que há de fato uma política fetchiosa, onde a autonomia do homem e mascarada pela mídia, principalmente, mas, em geral, pelo Sistema. Inexiste um pensamento ou uma vontade realmente verdadeira. Todo movimento é em sua origem