Sus
Isso mudou com a criação na constituição federal de 1988 do sistema único de saúde o “SUS”, o modelo afirmou esse sistema como um direito de todos, com isso passou a ser dever do estado a assegurar atendimento integral aos cidadãos, uma concepção que nasceu de propostas elaboradas por autoridades e representantes da sociedade civil na 8ª conferência nacional de saúde realizada em 1986.
No SUS cada esfera de governo tem o seu papel, os municípios são os principais responsáveis pelo atendimento da população, se uma cidade não possui determinado serviço, ela pode encaminhar o paciente para outros locais, ou seja, outra cidade.
O Estado é responsável por organizar o fluxo de pacientes a serem transferidos de um município a outro e por complementar o atendimento onde for necessário, já a União é o principal fiador onde 10% das receitas das correntes brutas da União vão para o SUS e formula os programas.
Alem disso o sistema trouxe a inovação do controle social por meio de conferências, fórum e conselhos, a sociedade pode participar tanto para dizer qual é a política publica de saúde que deve ser executada quanto para fiscalizar os serviços e os investimentos, porem muitas secretarias ainda resistem ao abrir esse espaço.
O SUS é considerado os maiores sistemas públicos de transplante de órgão do mundo alem disso responde por 98% do mercado de vacinas do país e por 97% dos procedimentos de quimioterapia, mas para cumprir o que esta prevista na constituição o SUS ainda precisa ter muitas melhorias.
Diante do tamanho do sistema, para que ele funcione corretamente a porta de entrada desse sistema deve ser a “ atenção básica”, onde é formada pelos postos, e centros de saúde, além das unidades do Programa Saúde da Família. Estudos