O poder e as responsabilidades do conhecimento científico.O poder e as responsabilidades do conhecimento científico.
Análise Textual
O texto analisado é de caráter científico, pois expressa a opinião do autor baseada em argumentos concretos. Levando-se em conta a leitura rápida, podemos notar que o autor descreve com clareza os objetivos, os questionamentos referentes à Ciência e afirma a total dependência que nossa sociedade mantém com a ciência “oficial”.
Análise Temática
O texto, como o próprio título descreve, aborda de fato o poder e as responsabilidades da Ciência e de seus conhecimentos, nota-se que o que provocou o estudo desse tema pelo autor foi à abrangência da Ciência, a sua importância e também as dificuldades que enfrenta para alcançar a sociedade como um todo, pois hoje, os conhecimentos científicos se concentram em uma minoria.
Análise Interpretativa
A partir das opiniões do autor, cheguei à conclusão de que a Ciência, embora seja fundamental para a formação de um cidadão e de uma sociedade, não está disponível para todos, ou seja, está restrito a uma minoria, o que dificulta a abordagem quanto aos princípios científicos, suas finalidades e sua importância perante a evolução do homem. Podendo afirmar então, que a desigualdade social é enfrentada como um problema básico, resultante do modelo econômico adotado pela sociedade em questão.
Problematização
Durante a leitura podem ser notados vários problemas como a desigualdade social, a relação entre a religião e os conhecimentos científicos, a influência das fontes que os financiam, os impactos da sociedade e suas relações, entre outros.
Síntese Pessoal
Devemos valorizar e buscar mais conhecimentos ligados à ciência, vencer as barreiras impostas pela desigualdade, e usarmos a ciência para aprimorar a nossa realidade, e não restringi-la a dependência.
Erick Guimarães
EF1N (A)