O poder soberano
O QUE É PODER SOBERANO?
O poder soberano é aquele que tem o poder de decidir a cerca do Estado se exceção e se encontra no limiar entre a norma e a exceção, é aquele que tem autoridade suficiente para colocar-se fora da ordem jurídica e recria-la. Thomas Hobbes em sua obra Leviatã, titulo que se refere ao monstro bíblico, ele compara o Estado a um monstro todo poderoso especialmente criado para acabar com a anarquia da sociedade primitiva. Segundo ele, nessas sociedades o “Homem era o lobo do próprio homem”, vivendo em constante guerras e matança cada qual procurando garantir a sua própria sobrevivência. Só havia uma solução para acabar com a brutalidade entregar o poder a um só homem, que seria o rei. Esse rei governaria a sociedade, eliminando a desordem e dando segurança á população. Essa é a teoria do contrato social. TEORICO DO ABSOLUTISMO.
No pensamento de Locke, este Limita-se a nos oferecer, filosoficamente, uma teoria do conhecimento, mesmo aceitando a metafísica tradicional, e do senso comum pelo que concerne a Deus, à alma, à moral e à religião. Com relação à religião natural, não muito diferente do dízimo abstrato da época; o poder político tem o direito de impor essa religião, porquanto é baseada na razão. Locke professa a tolerância e o respeito às religiões particulares, históricas, positivas.
Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tabula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.TEORICO LIBERALISMO E ILUMINISMO.
QUESTÃO 2:
COMO O PODER SOBERANO SE MANIFESTA NA OBRA ANTÍGONA?
O poder soberano se manifesta no exercício do poder pelo