O poder da voz na comunicação
Quanto melhor for a comunicação interpessoal, mais idéias serão transmitidas e partilhadas.
Como você já deve ter percebido, o modo de falar influencia e muito as relações pessoais, as relações na empresa e a evolução da carreira profissional. Se observarmos os grandes líderes, veremos que eles impressionam o outro com a sua fala, cativam e ganham a simpatia do público.
Mas atente que a fala pode impressionar de maneira positiva ou negativa, ou até mesmo, pode ser fora da realidade. Por isso, ao conhecer a forma como você se comunica, é possível modificar essas impressões. Por exemplo: é possível conhecer a idade de uma pessoa pela sua voz, o nível sócio-cultural e até mesmo as características de personalidade. Você já viu alguma pessoa mais autoritária que fala com uma velocidade lenta, com um tom de voz mais fininho? É muito raro. Geralmente as pessoas mais enérgicas costumam falar com uma voz mais forte, mais incisiva, com uma velocidade mais acelerada e até mesmo um tom de voz mais grave.
Qual será a imagem que você está transmitindo às pessoas? Será a de alguém alegre, feliz, de bem com a vida? Ou será uma pessoa mau humorada, triste e fechada? Uma dica para saber como você é visto é ficar atento aos sinais que as pessoas dão ao conversarem com você. Segundo o pesquisador americano Albert Mehrabian, a comunicação verbal tem importância de 7% e a não-verbal, 93%, ou seja, é fato que o conteúdo da fala é fundamental, mas não é suficiente se você não tiver uma expressão vocal e corporal correspondentes.
Geralmente os profissionais da voz passam grande parte da vida e do tempo investindo no verbal, nos sentidos das palavras, no desenvolvimento de um maior vocabulário, mas vemos que eles dão pouca importância a conhecer a comunicação