5 passos de como falar bem em publico
Não fale só por falar. Por mais extraordinária que seja sua mensagem, se você falar como se estivesse apenas cumprindo uma tarefa, desobrigando-se de uma incumbência, não conseguirá envolver e tocar as pessoas. Portanto, ao transmitir uma mensagem, fale sempre com energia, disposição, entusiasmo, com emoção. Se você não demonstrar interesse e envolvimento pelo assunto, não poderá pretender que os ouvintes se interessem e se envolvam pelo tema que se dispôs a transmitir. Gerry Spence, um advogado americano, que em mais de 40 anos de carreira nunca perdeu uma única causa criminal, na sua obra Como argumentar e vencer sempre afirma com toda experiência da sua trajetória vitoriosa: “Concentradas em seus sentimentos, as pessoas que estão dizendo a verdade falam com o coração, que é incapaz de compor precisamente o raciocínio linear de um cérebro laborioso. E ao ouvir o que é expresso pelo coração o ouvinte também é levado a ouvir com o coração.”
2-
Significa que falar com emoção pressupõe a coerência de todos os aspectos da comunicação. A emoção precisará participar de cada detalhe – da inflexão da voz, da expressividade dos olhos e do semblante, da eloqüência da pausa que busca no silêncio a adesão do sentimento do ouvinte para a palavra que acabou de ser proferida.
E para que os ouvintes sejam envolvidos pela emoção você precisará parecer sempre verdadeiro. Sim, precisará parecer, porque de nada adiantará dizer que está triste ou alegre se as pessoas não identificarem na sua comunicação o sentimento de tristeza ou de alegria. Por isso, em determinadas circunstâncias, você deverá interpretar a sua própria verdade, isto é, além de dizer o que sente, na maneira de expressar esse sentimento usará toda sua energia, disposição e vontade, para que haja coerência entre suas palavras e seu comportamento. Não se esqueça de que você não fala para si, mas sim para os ouvintes, e as pessoas que ouvem sua mensagem precisam identificar a emoção no sentido das palavras e