Resenha - Politica, uma brevíssima introdução
Para que se surgissem as sociedades era necessário que se instituísse alguma forma de comando para que todo o grupo vivesse sob as mesmas condições e obrigações, dessa necessidade de organização que surgiu política.
Apesar de não ser considerado pelos gregos, o despotismo é um sistema de governo. A principal característica é que a ordem deriva exclusivamente das inclinações do déspota. Esse sistema funciona principalmente em sociedades mais conservadoras, onde as tradições acabaram se tornando leis e que cabe exclusivamente ao déspota cumprir essas leis e manter a ordem. Ainda que tivessem admiração por seus vizinhos orientais, que em sua maioria viviam sob esse sistema, os gregos abominavam qualquer forma de governo despótico pois não aceitavam tamanha desigualdade que havia entre o governante e os governados. Essa abominação nos foi passada e é predominante na sociedade atual. Isso nos mostra como a política pode variar a partir do contexto cultural e temporal que vive a civilização.
A distinção entre o que é privado e o que é público também é analisado pela política de maneira constante principalmente como eles se relacionam. Essa distinção nos serve para diferenciar a política e o despotismo. Enquanto que no despotismo tudo é propriedade privada do déspota, na política, em tese, há a separação do mundo privado e o mundo público. O mundo público é o que permite o mundo privado existir através da concessão de uma estrutura legal e o mundo privado reconhece a autoridade a entidade que regularmente o mundo público, o Estado.
Os princípios da política grega era a base na razão e a noção de igualdade entre seus cidadãos, onde cada um era governante e era governado. E dessa relação pioneira foram também feitos muitos estudos até mesmo das formas mais distorcidas. Ao notarem essa diferença de sistema em relação a seus vizinhos orientais, criaram uma compreensão histórica própria, assim é possível assumir