Desenvolvimento de produtos sustentáveis - o papel da gestão de pessoas - resenha
O artigo foi publicado na Revista de Administração Pública no primeiro semestre do ano de 2007. Os autores fazem uma discussão, através de revisão bibliográfica, de como a gestão de pessoas e a gestão ambiental na empresa se inter-relacionam durante o desenvolvimento de produtos sustentáveis, identificando vários graus de integração nestas áreas e a forma como esta integração reflete na questão principal do artigo, o desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Inicialmente há uma brevíssima introdução referente à questão ambiental em nível global, desde a década de 1960, quando foi realizado o Clube de Roma e produzido o relatório Limites do Crescimento, sendo este o primeiro relatório onde aparece a questão ambiental, por parte da Organização das Nações Unidas (ONU), até mais recentemente em 2002 com a ratificação do Protocolo de Kyoto.
Mesmo com a crescente preocupação ambiental, por parte da sociedade, refletida nos padrões de consumo, consciência coletiva, e, consequentemente, na produção, esta preocupação, na indústria, ainda não foi plenamente absorvida pela gestão de pessoas, um dos principais pontos das organizações, onde deveria ser ponto de partida para quaisquer mudanças.
A partir desta lacuna entre gestão de pessoas e desenvolvimento de produtos sustentáveis é que surge a gestão ambiental, sendo definida a gestão ambiental empresarial, pelos autores do artigo analisado, como “atividades de planejamento e organização do tratamento da variável ambiental pela empresa, com o objetivo de alcançar metas ambientais específicas, demandando o engajamento das diversas áreas de gestão para sua administração ótima”.
Sendo a área ambiental uma área nova do conhecimento a ser incorporada pelas organizações e não havendo ainda a devida integração da gestão de pessoas e gestão ambiental, não há ainda consenso em sua aplicação, levando a aplicação de práticas de gestão