O Poder da Tecnologia
A tecnologia representa neste domínio um avanço assinalável, substituindo a força dos braços nas batalhas de outros tempos. Basta vermos a influência de alguns sistemas durante uma guerra: imagens por satélite, navegação por GPS, precisão ao alvo dos mísseis, aviões de ataque sem piloto telecomandados, vírus em centrais nucleares, ataques de hackers, entre outros.
O dinheiro também é um poder fraco, dado que só se detém poder enquanto dura o dinheiro, e normalmente uma família não consegue manter o mesmo poder económico durante várias gerações. Quem tem muito dinheiro pode influenciar a seu favor muitas situações e distorcer de forma considerável as condições normais de mercado, nomeadamente através de subornos, dependência financeira, acesso a informação privilegiada ou confidencial, fuga ao fisco, negócios ilícitos, recurso aos melhores advogados, entre outros.
A tecnologia veio quebrar a barreira física do transporte das notas e moedas, desmaterializando o processo e contornando fronteiras. Hoje é muito fácil movimentar dinheiro entre locais geograficamente dispersos com alguns cliques de rato (homebanking, corretora online) e fazê-lo passar por vários locais num curto período de tempo tornando o seu rasto muito difícil, sobretudo quando se recorre a off-shores. É também possível fazer viajar dinheiro, sem qualquer movimento, porque hoje tudo se resume a débitos e créditos virtuais em sistemas informáticos. E tudo indica que a moeda virtual será o dinheiro do futuro.
O conhecimento é o único