O uso da tecnologia no poder cognitivo das pessoas
Marcos Alves Pereira e Rodrigo de Oliveira Neves
PEREIRA, Marcos Alves; NEVES, Rodrigo Neves. Impacto nas mudanças organizacionais provocados pela tecnologia da informação. Disponível em . [S.l], [s.d], 1-14.
Credenciais dos autores: Atuantes na área de tecnologia da informação e pós graduandos do curso de gestão de tecnologia da informação na faculdade Fiap.
O artigo “Impacto nas mudanças organizacionais provocados pela tecnologia da informação” traz definições sobre as mudanças organizacionais, tecnologia da informação e suas influências dentro das empresas.
O autor define a ideia de que tecnologia é parte fundamental para o avanço e para a competitividade organizacional, sem esse artifício as empresas tendem a estagnar e a morrer, estão propícias ao fracasso. Sob essas premissas, uma das ferramentas utilizadas pelo mercado, é apostar fortemente na tecnologia da informação, como um diferencial no mercado, ou melhor, nem diferencial é, e sim necessidade de produzir mais, diminuindo custos e conquistando o lucro.
Com o avanço, as empresas passam a cultivar uma nova cultura, reaver conceitos e mudar a sua estrutura organizacional, cujo objetivo é se adequar as novas demandas do mercado. Para o autor, a utilização de TI causa grande impacto nas organizações. Contudo o sistema de TI com o passar dos tempos vem evoluindo de forma que, o capital humano vem sendo substituídos por máquinas, “robôs”, computadores etc.
No entanto, é notório que, o capital humano, é insubstituível em comparação a robôs, computadores e demais métodos e meios tecnológicos. Em verdade, o que ocorre é um crescente movimento de adoção dos meios tecnológicos para fazer frente aos ideais do sistema capitalista. O mercado vem colocando em ênfase a tecnologia ao invés do ser humano. A máquina esta cada vez mais substituindo a força do trabalho do homem e fazendo com que o próprio homem se adeque aos seus moldes. Parece-nos até contraditório, pois o homem o criador da