O poder da Meta
Faço perguntas a diversos titulares de empresas em torno de suas metas, muitos não conseguem responder. É espantoso! Se os titulares não sabem o que querem e como querem, imagine suas equipes. Digo sempre em minhas palestras que Se não houver um alvo definido, a energia é dissipada. A atmosfera mental das empresas norteadas por metas é altamente positiva, o ambiente é permanentemente energizado. Eles estão sempre comemorando os atingimentos. Têm provocação. Têm alegria. Têm vibração! Tem paixão!
O resultado é motivador, surpreendente e deixa claro a importância do ser humano ser orientado por uma META. Um grupo de alunos graduados foi entrevistado e respondeu se tinha suas metas claras e anotadas, com um plano para atingi-las. Pasmem! Só 3% (três por cento) tinham tais metas anotadas e planejadas. O estudo prossegue e, vinte anos mais tarde, em 1973, os pesquisadores voltaram e entrevistaram os membros da turma dos graduados de 1953. Prepare o seu coração para o resultado. Descobriram que os salários dos 3% que tinham suas metas há vinte anos atrás somavam mais do que os salários dos 97% que não tinham suas metas anotadas. Além dos salários incrivelmente superiores, o nível de felicidade que os graduados sentiam também era superior nos 3% que tinham as metas escritas. Esse é o Poder de uma META. Uma meta clara e arrojada pode transformar a vidas das pessoas. Estou convencido de que o mundo está cheio de pessoas que já desistiram da vida. É assustador ouvir um ser humano aos 40 anos, no auge de sua maturidade profissional, falando em diminuir o ritmo. "São aposentados mentais." As metas de muitos seres humanos são pagar as contas, sobreviver, ganhar a vida em vez de projetar uma vida.
Há aproximadamente dois anos, a revista Veja publicou um importante artigo que mapeava a história de quem fez fortuna no Brasil, chegando à seguinte conclusão. De cada 100 brasileiros ricos, nada menos que 82 vieram de baixo. Ou seja, apenas 18 são filhos de