Responsabilidade Social
Responsabilidade Social é o grau em que os administradores de uma organização realizam atividades que protejam e melhorem a sociedade além do exigido para atender aos interesses econômicos e técnicos da organização. Responsabilidade social como toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Torna-se a cada dia mais visível e em destaque na sociedade. Enfim, toda a sociedade reflete e discute sobre ser socialmente responsável e ético, nos negócios e na vida pessoal, vem se tornando imprescindível para as organizações e para os indivíduos.
Dessa forma, nota-se a crescente preocupação das organizações com a responsabilidade social, fazendo nascer uma nova mentalidade na sociedade, em que a valorização da cultura da boa conduta empresarial é resultado da combinação entre eficácia, lucro, cidadania, preservação ambiental e ética nos negócios. A responsabilidade social de uma corporação envolve a realização de atividades que “podem ajudar a sociedade mesmo que não contribuam diretamente par o lucro da empresa”. E estas empresas são consideradas entidades socialmente responsáveis na medida em que atuem voluntariamente para manter ou aumentar o bem-estar social em vez de serem forçadas a fazê-lo apenas por regulamentação governamental.
A cultura organizacional afeta todos os aspectos da vida organizacional, das formas em que as pessoas interagem entre si, como realizam seu trabalho e se vestem, aos tipos de decisões tomadas numa empresa, das políticas, procedimentos e considerações estratégicas. A capacidade de analisar a cultura de uma organização é importante, uma vez que é difícil predizer, inicialmente, se uma empresa terá uma cultura forte ou fraca. Então, quanto maior o grau de crenças e valores compartilhado, mais intensa será a influência da cultura, visto que haverá mais suposições básicas para orientar o