O poder da globalização
A primeira é a forma idealizada da globalização, é como as grandes empresas gostariam que víssemos e praticamente nos obrigam a assim enxergar. A segunda é o mundo como de fato se apresenta: uma perversidade. Doenças, desempregos, queda na qualidade de vida e estímulo às doenças morais tal,como se fossem qualidades. A terceira, sendo o mundo como ele poderia ser. Podemos pensar na construção de um outro mundo, uma globalização que volte seus olhares a esses problemas citados, ou seja, um processo globalizado mais humano. Que em vez de apoiar sempre o grande capital internacional que possam servir a outros interesses sociais e políticos e não apenas econômicos.
Esse texto de Milton Santos tem muita relação com o vídeo A Corporação. Pois as corporações são grandes empresas, cujo principal objetivo é adquirir o maior lucro possível, sem pensar na população e no meio ambiente. Extraem os recursos da natureza transformando-os em produtos e as devolvem em forma de dejetos industriais, além do lixo tóxico e da grande poluição, afetando todo o meio ambiente Essas grandes empresas saem em busca de mão de obra barata e leis ambientais liberais, isso tudo atrai a instalação das corporações, principalmente nos países mais pobres.
Os interesses das corporações controlam a sociedade em geral, onde as informações que chegam a nós, são filtradas que acordo com os seus interesses. Um bom exemplo disso foi o que aconteceu nos Estados Unidos, onde a empresa Monsanto desenvolveu vacinas que eram aplicadas em vacas, trazendo risco a saúde dos animais e