O poder - Apresentação do Monstro
O Monstro = Leviatã = O Poder
Conceitos para a vislumbrar o monstro:
Potência = É a capacidade de dispor de recursos que podem provocar um efeito esperado a qualquer momento, ou seja, é a capacidade de exercer algo, que nunca se chega ao ato.
Força = É a canalização da potência, É aquilo que faz com que a potência se realize, se torne poder. Os meios utilizados para que o ato seja possível. Exemplo: Ter capacidade de modificar o comportamento de outras pessoas.
Poder = Meios utilizados para tornar possível o ato = É a força maior que a potência faz com que o outro se submeta aceite ordens e a cumpra.
Muitos estudiosos em seus tratados conceituar vou poder como um ‘'monstro'', Como por exemplo Hobbes, David Hume, Max Weber, entre outros tantos, No entanto, outros autores mais modernos como Hannah Ahrendt desmistificaram o ‘’Poder despindo-o da roupagem de ‘’Monstro''.
Gérard Lebrun destacar que o poder é algo abstrato e é difícil, quase impossível de se ter uma concepção fixa desceu sentido, sendo ele abstrato pode assumir para vários significados. Neste sentido convém saber os conceitos de ‘' Potência, força e poder ‘' para que se possa travar discussões sobre o ‘’Poder’''.
O ‘'Poder’' para Weber tratado sob a ótica da ‘’dominação'', ou seja a probabilidade de que uma ordem com determinado grupo de pessoas que exerce sobre outros. Uma pessoa pode dominar um grupo.
Talcott Parsons considera o poder como um capital de confiança, ou seja, além da dominação, gerar desigualdades nesse sentido, G Lebrun contesta e diz que Parson confunde o poder com autoridade das democracias ocidentais.
Para Lebrun O poder é algo que se obedece não apenas por uma autoridade, mas por punição ele cita como exemplo a submissão editada pelas leis as quais quando se comete infrações se recebe a punição.
Para a sociedade(Sociologia) Norte americana o poder se domina ‘’Soma Zero’’, Ou seja se ‘' A’'tem