O plágio na comunidade científica
A tecnologia Wireless (Redes sem fios) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de uso de cabos, seja ele eletrônico, coaxial ou óptico por meios de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádios) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com irDa.
Wireless é uma tecnologia capaz de unir terminais eletrônicos, geralmente computadores, entre si devido às ondas de rádios ou infravermelho, sem a necessidade de utilizar cabos de conexão entre eles. O uso da tecnologia Wireless vai desde transceptores de rádios como walkie-talkies até satélites artificias no espaço.
Classificação das redes sem fios
WPAN
Wireless Personal Area Network ou rede pessoal sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos. Nos equipamentos mais recentes é utilizado o padrão Bluetooth para estabelecer esta comunicação, mas também é empregado raio infravermelho (semelhante ao utilizado nos controles remotos de televisores).
WLAN
Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos.
WMAN
É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WLAN, isto é, cobre cidades inteiras ou grandes regiões metropolitanas e centros urbanos.
A wman é uma rede sem fio que tem um alcance de dezenas de quilometro.
Podendo interligar por exemplo diversos escritórios regionais, ou diversos setores de um campos universitário, sem a necessidade de uma estrutura baseada em fibra óptica que elevaria o custo da rede.
WWAN
É uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão (CDMA, GSM, etc.). Com o advento das comunicações sem fio (wi-fi), surgiram diversos meios de transmitir dados sem estar conectado por um cabo.
Padrões e tecnologia
Como