Resenha sobre "o plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas"
TECNOLOGIA EM SISTEMA PARA INTERNET
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Professora: Silvani Lopes Lima
Aluna: Marina Dezordi Lopes
No artigo “O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas”,
(VASCONCELOS, Sonia M.R. O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas. 2007.
In:
Revista
Ciência
e
Cultura.
v.59
n.3.
Disponível
em:
http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v59n3/a02v59n3.pdf) a autora Sonia M. R. Vasconcelos, mestre em Literatura de Língua Inglesa e doutoranda do Programa e Educação, e difusão em
Biociência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aborda o plágio como um problema atual e muito debatido em várias universidades do mundo.
O artigo explica que plagiar é copiar uma ideia de outra pessoa, se valendo das mesmas palavras ou não, sem referenciá-la. Porém podem-se ter ênfases diferentes sobre esse ato, em universidades do Reino Unido ou dos EUA, por exemplo, o plágio pode ser punido com nota zero ou até chegar a uma expulsão. Já em algumas universidades confucianas a questão do plágio é menos difundida, porém apresentando conflitos gerados pelas cópias da mesma forma.
As universidades brasileiras têm a preocupação de fiscalizar os trabalhos e orientar os alunos, a fim de exercer um controle sobre o plágio, o que falta é o entendimento dos alunos sobre a relevância desse assunto. Na sua grande maioria, a questão de respeito aos autores de textos diversos não é um ensinamento do ensino fundamental ou médio, não cria-se a cultura de, por exemplo, ao pesquisar em um livro, para responder uma pergunta científica, indicar quem foi o responsável por ter escrito esse conhecimento.
Conhecendo o plágio ou não, ele acontece intencionalmente nas universidades, por mais detalhista que o indivíduo tenha sido, no sentido de tentar não ser descoberto, tem-se uma sequência de erros gerados: a falsa ideia de