Trabalho
CONSTRUTIVOS DE AÇO - ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS
Tecn. Raphael da Silva raphaello.silva@gmail.com RESUMO
O estudo das manifestações patológicas na construção civil nacional é bastante restrito, pois aborda em sua maioria os sistemas construtivos mais tradicionais e é resultado de raras instituições de ensino profissional e de seletas entidades de classe que se dedicam ao tema. No Brasil, a utilização do aço ainda é considerada uma nova tecnologia para construção e, consequentemente, mais limitadas são as pesquisas com este material.
O tema construção metálica necessita quebrar muitos tabus e desmistificar que o aço na construção civil é fadado ao desgaste por processo corrosivo, pois esta é a primeira barreira a transpor depois da comparação de custo com técnica convencional do concreto. A corrosão é um fenômeno natural que pode ser observado em todos os elementos metálicos de uma edificação, mas que pode ser evitado utilizando-se de ligas metálicas e de revestimentos adequados, por exemplo.
Por fim, deve ser ressaltado que tanto o aço quanto o concreto ou qualquer outro componente construtivo quando empregado inadequadamente está sujeito a sofrer manifestações patológicas e grande parte delas pode ser evitada ainda na fase do projeto, como demonstram os especialistas. Assim sendo, a finalidade deste artigo é indicar algumas anomalias observadas em sistemas construtivos de aço (estruturas, telhas de aço e lajes steel deck), que poderiam ser evitadas através da especificação adequada na fase de projeto ou de acompanhamento técnico especializado na fase de execução.
Palavras chave: Estruturas de aço, telhas, steel deck, patologias.
1. INTRODUÇÃO
Patologia é uma palavra de origem grega pathos (doença) + logia
(estudo), portanto, estudo das doenças, e que inadequadamente é adotada inclusive na área da saúde para denominar anomalias funcionais do organismo humano. Objetivamente, patologia não se trata da doença em si, mas de seu