Administração
O tema liderança após a implantação de novas diretrizes de gestão facilitou percebermos que vem sofrendo profundas mudanças, pois o mundo moderno é repleto de informações e já não admite mais um estilo de liderança aplicado antigamente. Não são mais aceitos os líderes fracos e inseguros e nem tampouco líderes arrogantes, tipo “sabe-tudo”. Nesse cenário marcado por intensas mudanças verifica-se nas organizações a importância de investir no capital humano e no desenvolvimento de habilidades que possam contribuir para o seu sucesso. O líder deixou assim o papel do temido “chefe” e passou a ser um intermediador de relações entre a empresa e seus colaboradores.
A liderança aliada ao tema motivação vem sendo muito discutido por especialistas que buscam descobrir até onde o líder é o verdadeiro responsável pela questão motivacional de sua equipe. Portanto partimos a afirmativa de que o líder também é um ser humano e tem suas aflições, problemas e necessidades e ele também pode necessitar de apoio.
Buscamos destacar a ideal forma de atuação desse líder para que possa manter a integridade de sua equipe Não esquecer que seus colaboradores são peças chave para o sucesso e de seu próprio desenvolvimento.
A partir dos estudos buscamos conhecer e analisar os fatores que levam os líderes a se manterem motivados e a importância de sua motivação em relação a sua equipe de trabalho. Essa motivação aliada a uma combinação de fatores que leva os liderados a seguirem o líder.
A liderança é um dos temas mais estudados e que ainda tem despertado interesse nas pessoas e nas organizações, haja vista, que a habilidade em influenciar as pessoas, poderá ser um dos fatores determinantes para que o líder ajude no seu desenvolvimento e na sua capacitação.
Pretende-se mostrar neste trabalho que o desempenho dos lideres e liderados pode estar ligado diretamente, as habilidades interpessoais desenvolvidas nas organizações e principalmente a questão motivacional para que