Pilhas e baterias: descarte x meio ambiente
Introdução à Educação Superior
Projeto de Pesquisa
PILHAS E BATERIAS: DESCARTE X MEIO AMBIENTE
Brasília, 01 de Junho de 2012.
INTRODUÇÃO
O Brasil produz 4 mil toneladas de lixo eletrônico por hora, dentro deste destacam-se pilhas e baterias. A falta de comunicação entre a sociedade e o governo tem causado ao mundo grande impacto ambiental.
O descarte inadequado desses produtos causam grandes danos ao lençol freático alguns desses são compostos de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, são capazes de causar doenças renais, câncer e problemas relacionados no sistema nervoso central.
Sabemos onde comprar uma pilha ou uma bateria, mas não sabemos onde descarta-la. Uso e descartes de baterias e pilhas requerem cuidados especiais não devem simplesmente ser jogadas no lixo. Como o uso destes é bem comum, desenvolvemos este projeto com o intuito de estimular as pessoas a tomarem cuidados específicos com esses produtos ao descarta-los. Uma solução para diminuir a contaminação desses produtos com o meio ambiente seria a divulgação a comunidade expondo os seus perigos e ensinando que existem pontos de coletas dos mesmos.
Neste traremos de forma objetiva maneiras para você leitor saber como descartar de forma consciente suas pilhas e baterias, para proporcionar uma melhor qualidade de vida diariamente, sem precisar ir muito longe.
PILHAS E BATERIAS
Atualmente, as pilhas e baterias são tão importantes em nosso cotidiano que é difícil imaginarmos como seria a vida sem elas. Estão presentes em computadores, relógios, equipamentos médicos tipo marca-passos, telefones, calculadoras, rádios, automóveis, etc. No Brasil, o termo bateria refere-se a dispositivos industriais, automobilísticos e equipamentos médicos, por exemplo, enquanto o termo pilha refere-se os dispositivos de uso doméstico.
Os avanços tecnológicos no desenvolvimento de pilhas fazem parte de patentes industriais, cujos segredos não são revelados ao