O Plantio da laranja no Brasil
O Plantio da laranja no Brasil
Produção de laranja no Brasil
A laranja integra o ramo da fruticultura dos citros, que equivalem ao gênero citrus e outros afins, e dizem respeito a uma gama variada de espécies de laranjas, tangerinas, limões, etc., dos quais a de maior importância agrícola é a laranja. No ano de 2004 o Brasil produziu dezoito milhões e trezentas mil toneladas em laranja, o que equivale a quarenta e cinco por cento do total em frutas colhido naquele ano, o que torna a fruta o principal cultivo do setor frutícola. O estado de São Paulo responde, sozinho, com um total de 79% de toda a produção de laranja no país, que por sua vez é o maior produtor e exportador de suco de laranja, responsável por metade da produção mundial, dos quais 97% são destinados à exportação.
Brasil e Estados Unidos da América são os maiores produtores mundiais de citros, com 45% do total, em que ainda se destacam África do Sul,Espanha e Israel, para a laranja dita in natura e tangerinas. A planta desenvolve-se melhor em climas com temperatura entre 23 e 32 °C. Vale ressaltar que, em alguns citrus, o vigor e a longevidade das plantas são favorecidos por clima mais ameno, bem como a qualidade e quantidade dos frutos. A resistência ao frio varia de acordo com a variedade. O regime pluvial para um bom desenvolvimento da cultura deve estar em torno de 1.200 a 1.400 mm anuais de bem distribuídos. Grande parte das faixas tropical e subtropical do globo transformou-se num verdadeiro cinturão produtor de frutas cítricas, tornando a laranja uma das frutas mais cultivadas em todo o mundo.
Plantio
No plantio definitivo, a abertura das covas pode ser feita manualmente ou utilizando-se trados, e estas devem ter 60 x 60 x 60cm. Na confecção da cova, separar a terra da camada superficial e da inferior e inverter sua posição no enchimento, utilizando primeiro a camada superficial misturada com