Teoria da Administração
Seguindo os pensamentos do texto de Aristóteles e tendo a oportunidade de conhecer mais sobre as antigas formas culturais dos primeiros povos, podemos ver o quanto foi importante cada processo que a civilização passou para aprimoramento da administração na sociedade.
A exploração da matéria prima humana na forma de extração da capacidade produtiva, fez com que os povos conseguissem se organizar para que todos pudessem se dividir e realizar as tarefas necessárias para as práticas sociais daquela época. Todos os projetos determinados pelos administradores puderam ter sucesso atingido por conta do organização dos povos com a exploração da mão de obra humana para fins de construção de empreendimentos, desenvolvimento geográfico nas regiões favorecendo o crescimento do comercio, criação das primeiras leis, desenvolvimento de forças armadas tendo como foco estratégias de guerra e aperfeiçoamento dos armamentos utilizados etc.
A partir da cultura grega, podemos já notar muitos princípios de formas de administração utilizados até nas datas atuais, pois os gregos praticavam a democracia como forma de governo e criaram os princípios da administração públicas no Estado. Tiveram também um marco da educação quando o Estado começou a participar da educação e a praticar as pesquisas científicas.
Os Romanos tiveram a mais perfeita administração da época, com base na administração pública tendo um grande controle dos recolhimentos dos impostos das províncias, construção das estradas que facilitaram grandemente circulação de produtos para o comércio e a ordem de poder dos envolvidos para a gestão que foram os Reis, Imperadores, Césares etc. A formação das colonias e a gestão de carreiras profissionais até hoje são utilizadas na administração de grande empresas públicas e privadas. Tendo o princípio das leis praticadas, puderam gerir locais, cidades de acordo com as leis do governo central e com os planos de carreira e programas de aperfeiçoamento nas