O Planejamento Social
O planejador social (o assistente social) deve acompanhar a implantação, o controle e a avaliação do planejamento do projeto social que o mesmo for implantar em determinada instituição pública ou privada. O planejamento é um processo contínuo e dinâmico.
Pode-se entender que o processo de planejamento faz parte de uma contínua análise, ou seja, se inicia com a reflexão de uma situação e simultaneamente o processo, devendo ser este contínuo, cíclico e reflexivo. Marx denomina este processo de união do pensamento e da ação como ?práxis social?. É neste cotidiano que estabelecemos a compreensão para que as decisões elaboradas no planejamento sejam concluídas.
A realidade social, ou seja, a práxis, é determinante das relações sociais, fato que engloba aspectos políticos e econômicos. Dessa maneira, entendemos que é dentro da realidade que o planejamento torna-se etapa indispensável para que se chegue a um resultado final dentro do processo.
O trabalho, segundo Karl Marx (1985), é uma manifestação da liberdade humana, da capacidade de criar a própria forma de existência específica. Não se trata de uma liberdade infinita, porque a produção está sempre relacionada com as condições materiais e com as necessidades já criadas. O que diferencia o trabalho humano dos animais é a forma do homem planeja suas ações antes de executar. O lado negativo do trabalho é a alienação, quando ocorre a divisão do trabalho.
http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-planejamento-social/44889/#ixzz2wb8ocLED
MARX, K. O Capital: Crítica da economia política.